Programação - Minicursos

De 16 de agosto a 30 de setembro de 2021

O evento tem duração de sete semanas e prevê o oferecimento de diversos minicursos que serão anunciados à medida em que forem confirmados.

Clique no nome de cada atividade para saber mais detalhes.

Semana 1
Horário
16/08 (segunda)
17/08 (terça)
18/08 (quarta)
19/08 (quinta)
20/08 (sexta)
14:00
18:00

Minicurso - Python para quem está começando

Semana 2
Horário
23/08 (segunda)
24/08 (terça)
25/08 (quarta)
26/08 (quinta)
27/08 (sexta)
14:00
18:00

Minicurso - Python para quem está começando

Semana 3
Horário
30/08 (segunda)
31/08 (terça)
01/09 (quarta)
02/09 (quinta)
03/09 (sexta)
14:00
18:00
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Livrando-se do desconforto na realidade virtual
Semana 6
Horário
20/09 (segunda)
21/09 (terça)
22/09 (quarta)
23/09 (quinta)
24/09 (sexta)
14:00
18:00
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Minicurso - Ambientes multissensoriais aplicados à saúde
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Semana 7
Horário
27/09 (segunda)
28/09 (terça)
29/09 (quarta)
30/09 (quinta)
09:00
12:00
Minicurso - Linguagem Simples no contexto do Governo Digital: Apoiando o entendimento do cidadão
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14:00
18:00

Minicurso - Ciência de Dados com Reprodutibilidade usando Jupyter





Inscrições

Para participar de algum dos minicursos, os interessados devem se inscrever com antecedência, pois o número de vagas é limitado.

As inscrições podem ser realizadas até a véspera do início de cada evento, através do link indicado abaixo.

Inscreva-se



Minicurso

Python para quem está começando

Resumo

O minicurso "Python para quem está começando" abrange um conjunto de 10 módulos, distribuídos ao longo de 2 semanas, em que são oferecidas noções básicas sobre programação utilizando a linguagem Python. Cada módulo inclui vídeo-aulas pré-gravadas e tarefas que deverão ser executadas. As vídeo-aulas abordam assuntos como operadores, manipulação de strings, estruturas de decisão e repetição, listas e matrizes. As tarefas consistem em exercícios práticos de programação que são corrigidos automaticamente através da plataforma run.codes. Os exercícios valendo nota terão um prazo de 48h para serem entregues. O curso é indicado para alunos que (1) têm pouca ou nenhuma experiência com programação, (2) que já sabem programar em outras linguagens mas querem conhecer Python ou (3) que não programam há muito tempo e querem refrescar seus conhecimentos básicos de programação.

Responsáveis: MSc. Heleno Campos e Prof. Leonardo Murta

Bios

Heleno Campos é aluno de Doutorado na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel em Sistemas de Informação pelo IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. Atua com pesquisa em Engenharia de Software na linha de Manutenção e Evolução de Software, principalmente em tópicos relacionados a gerência de configuração e testes de software..


Leonardo Murta é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor (2006) e Mestre (2002) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, e Bacharel (1999) em Informática pelo IM/UFRJ. Além disso, é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq desde 2009 e Cientista da FAPERJ desde 2021. Foi Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2018. Já publicou mais de 150 artigos em periódicos e congressos, tendo ganho diversos prêmios, dentre eles dois ACM SigSoft Distinguished Paper Award, no ASE 2006 e no MSR 2019, e o prêmio de melhor artigo do SBES nas edições de 2009, 2014, 2016 e 2020. Ele foi membro do comitê de programa do ICSE 2014, coordenador do comitê de programa do SBES 2015, ICSE NIER 2019, AICCSA 2019 e CIbSE 2020, entre outras. Também é editor associado do JBCS desde 2013 e do JSERD desde 2016 e foi editor chefe do JSERD de 2017 a 2020. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Seus principais campos de atuação são Gerência de Configuração, Evolução de Software, Arquitetura de Software e Proveniência. Mais informações podem ser obtidas em link.


AGENDA

Segunda-Feira (16/08) a Sexta-Feira (20/03) 14:00 - 18:00 Online

Inscrições Encerradas



Responsáveis

Heleno Campos

UFF

Leonardo Murta

UFF

Minicurso

Livrando-se do desconforto na realidade virtual: teorias, estratégias e aplicações

Resumo

Atividades como ambientes virtuais de treinamento, simulações e entretenimento em formatos virtuais imersivos estão se tornando cada vez mais populares com o desenvolvimento contínuo e o interesse público em tecnologias de realidade virtual (RV) nos últimos anos. Em 2019, o mercado de hardware de RV foi avaliado em 4,4 bilhões de dólares americanos e deve chegar a 10 bilhões de dólares americanos em 2022. Para se atingir a realidade virtual imersiva, utiliza-se monitores do tipo head-mounted display (HMDs). Esses dispositivos geralmente consistem em visores eletrônicos e lentes fixadas sobre a cabeça, onde o visor e as lentes estão voltados para os olhos do usuário. HMDs são usados ​​para vários fins na indústria, como em jogos que se concentram em entretenimento, educação, terapia , treinamentos militares e simuladores para vários contextos. Infelizmente, os HMDs estão fortemente relacionados a manifestações frequentes de desconforto. Dentre as possíveis manifestações, a cibersickness (CS) merece atenção especial por ser a mais frequente e geralmente associada a longas exposições a HMDs. Os sintomas mais frequentes causados ​​pela CS são: desconforto geral, dor de cabeça, consciência do estômago, náuseas, vômitos, sudorese, fadiga, sonolência, desorientação e apatia. Esses sintomas afetam a experiência do usuário, o lucro e a cobertura da indústria de jogos de RV. Este mini curso visa abordar teorias e fundamentos sobre a manifestação do cybersickness. Além disto, serão apresentadas algumas das estratégias mais utilizadas e possíveis aplicações que contornam tal problema.

Plano de aula

O minicurso abrange uma vídeo-aula pré-gravada e uma tarefa que deverá ser executada dentro de um prazo de 48h a patir do horário previsto para a aula. A tarefa consiste em um questionário com 5 perguntas discursivas e será corrigida pelo responsável pelo minicurso.

Responsável

Thiago Porcino (Dalhousie University)

Bio

Thiago Porcino obteve seu doutorado em 2021 (UFF), segue a linha de pesquisa de Cybersickness (um dos maiores problemas para a massificação de conteúdos e dispositivos na realidade virtual). Ele também possui mestrado em Computação (UFF), MBA em Engenharia de Computação Avançada (UFRJ) e graduação em Ciência da Computação (UGF). Possui aproximadamente 12 anos de experiência na área profissional de computação gráfica, onde passou a maior parte do tempo na Rede Globo em importantes projetos premiados internacionalmente. Atuou nos últimos 2 anos como pesquisador na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com pesquisa e desenvolvimento de sistemas virtuais e de realidade aumentada. Atualmente está migrando para o Canadá para assumir a posição de pesquisador de pós-doutorado na Dalhousie University.


AGENDA

Sexta-Feira (03/09) 14:00 - 16:00 Online

Inscrições Encerradas



Responsável

Thiago Porcino

Dalhousie University

Minicurso 3

Ambientes multissensoriais aplicados à saúde: desenvolvimento de aplicações e tendências futuras

Resumo

A incorporação de efeitos sensoriais às aplicações multimídia tradicionais possibilita estimular outros sentidos humanos, alem da visão e audição. Além disso, este novo tipo de aplicação permite a construção de ambientes multissensoriais que podem ser utilizados para aplicações em saúde, por exemplo, estimulando múltiplos sentidos de pacientes por meio de novos tipos de terapia ou treinamento cognitivo. Neste contexto, este minicurso apresenta e discute características de aplicações com múltiplos efeitos sensoriais, destacando possibilidades de sua utilização na área da saúde. O curso também descreve alguns casos de uso de aplicações e ambientes multissensoriais, que podem servir como ferramenta auxiliar no tratamento de pacientes diagnosticados com Alzheimer, transtornos do espectro autista e estresse pós-traumático.

Responsável: Débora Muchaluat-Saade (IC/UFF), Marina Josué (Doutoranda do PPGC/UFF) e Fábio Barreto (Doutorando do PPGC/UFF)

AGENDA

Terça-Feira (21/09) 14:00 - 18:00 Online

Inscreva-se



Responsáveis

Débora Muchaluat-Saade

IC/UFF

Marina Josué

Doutoranda do PPGC/UFF

Fábio Barreto

Doutorando do PPGC/UFF

Minicurso 4

Linguagem Simples no contexto do Governo Digital: Apoiando o entendimento do cidadão

Resumo

Neste mini curso teremos uma introdução aos conceitos do Movimento pela Linguagem Simples (Plain Language) como uma técnica que pode apoiar o processo de entendimento do cidadão. Requisito fundamental da Transparência, uma das bases do Governo Digital. O minicurso pretende motivar os participantes para os desafios associados: (a) a garantia do entendimento de informações; (b) ao fornecimento de Transparência em contextos democráticos; e (c) a apresentação das diretrizes oficiais da Linguagem Simples, definidas no Federal Plain Language Guidelines que podem auxiliar à promoção da Transparência no Governo Digital.

Responsáveis: Rodrigo Oliveira e Cláudia Cappelli (UERJ)

AGENDA

Segunda-Feira (27/09) 09:00 - 12:00 Online

Inscreva-se



Responsáveis

Rodrigo Oliveira

Cláudia Cappelli

UERJ

Minicurso 5

Ciência de Dados com Reprodutibilidade usando Jupyter

Resumo

Ciência de Dados tornou-se um tópico de pesquisa emergente na Ciência da Computação devido ao crescente interesse em extrair conhecimento de diferentes fontes de dados. Nesse contexto, o Jupyter Notebook vem se consolidando como uma das principais ferramentas utilizadas por cientistas de dados para realizar análises exploratórias de dados de forma rápida e direta, com alto potencial de reprodução de código. Dessa forma, este curso tem como objetivo apresentar o Jupyter com reprodutibilidade para a realização de projetos em Ciência de Dados. O conteúdo é voltado para estudantes e profissionais com alguma experiência em programação. Primeiramente são apresentados o Jupyter e seu uso geral para desenvolver soluções para Ciência de Dados. Em seguida, são apresentados tópicos avançados do Jupyter e abordadas maneiras de promover a ciência aberta. Para concluir, o minicurso apresenta uma visão geral de Ciência de Dados com Jupyter Notebooks combinando conceitos e fundamentos teóricos com exemplos práticos e dados do mundo real.

Responsáveis: João Felipe Pimentel (UFF); Gabriel Oliveira (UFMG), Mariana O. Silva (UFMG), Danilo Seufitelli (UFMG) e Mirella Moro (UFMG)

Bios

João Felipe Pimentel é recém-doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduou-se em Ciência da Computação pela UFF (2014), tendo obtido láurea acadêmica. Foi aluno de iniciação cientifica (CNPq), atuando em refatoração automática de código-fonte. Durante o doutorado, trabalhou com proveniência de scripts e notebooks interativos. Participou do programa de Doutorado Sanduíche PDSE na New York University, onde começou a estudar a reprodutibilidade de notebooks. Atualmente continua trabalhando com proveniência e reprodutibilidade de scripts e notebooks, mas também está colaborando em projetos de depuração e análise de conflitos de merge. Recebeu os prêmios ACM SIGSOFT Distinguished Paper e FOSS Impact Paper por uma publicação relacionada a Jupyter Notebooks no MSR 2019 e o prêmio de best paper no SBES 2020.


Gabriel P. Oliveira é aluno de mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Bacharel em Ciência da Computação pela UFMG (2018) e Técnico em Redes de Computadores pelo CEFET-MG (2014). Atualmente é membro do Laboratório de Computação Interdisciplinar (CS+X) e pesquisador no Projeto Bàde (2019--). Seus interesses de pesquisa incluem Ciência de Dados e Análise de Redes Sociais, com ênfase em análise de dados em domínios colaborativos.

Mariana O. Silva recebeu o título de Mestre e Bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2020 e 2017, respectivamente. Participou do Projeto Apoena como assistente de iniciação científica (2016 -- 2017) e participa do Projeto Bàde como pesquisadora (2018 -- presente). Atualmente é Pesquisadora Técnica de Tecnologia da Informação no Projeto MGgrafeno. Seus interesses de pesquisa incluem Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina e Análise de Redes Sociais.

Danilo B. Seufitelli é aluno de doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele é Mestre em Ciência da Computação pela UFMG, e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é pesquisador no projeto Bàde. Seus interesses de pesquisa estão em Ciência de Dados, Análise de Redes Sociais e Forense Digital. Tem também experiência docente no Instituto Federal Fluminense (IFF) e no Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI).

Mirella M. Moro é professora associada do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ampla experiência de ensino na Graduação e na Pós-Graduação. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi membro do Education Council (2012-2018) da ACM (Association for Computing Machinery) e do seu Education Board (2013-2015). É conselheira da SBC (Sociedade Brasileira de Computação (2019-atual) e integrante do Comitê Diretivo do Programa Meninas Digitais, foi sua Diretora de Educação(2009-2015), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes (2008-2012), e editora associada do JIDM (Journal of Information and Data Management, 2010-2012). Atualmente, coordena projetos de pesquisa e extensão, entre eles o projeto Bàde, sobre Redes Sociais Profissionais. Outras informações em: http://linktr.ee/mirellammoro.

AGENDA

Segunda-Feira (27/09) a Sexta-Feira (30/09) 14:00 - 18:00 Online

Inscreva-se



Responsáveis

Responsáveis



A Escola de Inverno do PPGC 2021

A Escola de Inverno do PPGC/UFF tem como principal objetivo oferecer aos alunos de nosso programa cursos e tutoriais sobre tecnologias, ferramentas, métodos ou processos que possam contribuir para o desenvolvimento de suas pesquisas de mestrado ou doutorado, nas diversas áreas de concentração. Além do Curso de Metodologia, serão oferecidos tutoriais e minicursos abordando tópicos complementares e um ciclo de seminários apresentando tópicos de pesquisa em Computação.

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Campus-Sede:
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