Curso de Metodologia de Pesquisa em Computação

Esse curso abrange um conjunto de 10 módulos em que são oferecidas noções básicas sobre metodologias aplicadas à pesquisa científica em computação. Cada módulo inclui uma aula pré-gravada e um conjunto de as tarefas que deverão ser executadas. Receberão certificado de participação aqueles que entregarem todas as tarefas propostas dentro do prazo estabelecido. Os módulos são os seguintes:

• O Método Científico - Clodis Boscarioli (Unioeste)
  • Design de Pesquisas - Renata Araujo (Mackenzie)
  • Revisão Sistemática da Literatura - Érica Mourão (UFF)
  • Design de Experimentos - Andreia Malucelli e Sheila Reinehr (PUCPR)
  • Instrumentos de coleta de dados - Sabrina Bourscheid Sassi e Cristiano Maciel (UFMT)
  • Pesquisa Qualitativa em Computação - Luciana Salgado (UFF)
  • Avaliação de Algoritmos, Prototipação e Simulação - Bruno Lopes e Igor Machado (UFF)
  • Métodos Quantitativos - Ana Paula Sobral (UFF)
  • A Escrita Acadêmica - Roberto Pereira (UFPR)
  • Compartilhamento de Dados de Pesquisa - Troy Kohwalter (UFF)

1 Todos os inscritos que participarem do Curso de Metodologia e executarem todas as tarefas propostas de forma adequada receberão certificados de participação.

2 Alunos regulares ou avulsos do PPGC/UFF que obtiverem o certificado de participação no Curso de Metodologia e comprovarem a participação em outras atividades da Escola da Inverno totalizando no mínimo 15h, poderão solicitar dispensa da disciplina "Seminários", que é obrigatória no programa.

Coordenação: José Viterbo (UFF), Érica Mourão (PPGC-UFF) e Mônica Silva (PPGC-UFF)

Horário sugerido: Segunda-feira 23/08 a Sexta 03/09, das 8h00 às 12h00

Programação - Curso de Metodologia

De 23 de agosto a 03 de setembro de 2021

O evento tem duração de duas semanas e compreende 10 módulos.

Semana 1
23/08 (segunda)
24/08 (terça)
25/08 (quarta)
26/08 (quinta)
27/08 (sexta)
O Método Científico
Design de Pesquisas
Revisão Sistemática da Literatura
Design de Experimentos
Instrumentos de coleta de dados
Semana 2
23/08 (segunda)
24/08 (terça)
25/08 (quarta)
26/08 (quinta)
27/08 (sexta)
Pesquisa Qualitativa em Computação
Avaliação de algoritmos, prototipação, simulação
Métodos Quantitativos
A Escrita Acadêmica
Compartilhamento de Dados de Pesquisa

Curso de Metodologia

Os 10 módulos do Curso de Metodologia são pré-gravados. Os inscritos serão incluídos em uma turma do Google Classroom, onde para cada módulo, estarão disponibilizados o vídeo que deverá ser assistido e as tarefas que deverão ser executadas, com uma indicação de horário mais adequado. Receberão certificado de participação aqueles que entregarem todas as tarefas propostas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de agosto, através do link indicado abaixo.

A Escola de Inverno do PPGC 2021

A Escola de Inverno do PPGC/UFF tem como principal objetivo oferecer aos alunos de nosso programa cursos e tutoriais sobre tecnologias, ferramentas, métodos ou processos que possam contribuir para o desenvolvimento de suas pesquisas de mestrado ou doutorado, nas diversas áreas de concentração. Além do Curso de Metodologia, serão oferecidos tutoriais e minicursos abordando tópicos complementares e um ciclo de seminários apresentando tópicos de pesquisa em Computação.

Página inicial

Campus-Sede: