Sobre a Escola de Inverno do PPGC/UFF

A Escola de Inverno do PPGC/UFF tem como principal objetivo oferecer cursos e tutoriais sobre tecnologias, ferramentas, métodos ou processos que possam contribuir para o desenvolvimento de suas pesquisas de mestrado ou doutorado, nas diversas áreas de concentração. Nesta edição destaca-se um curso EAD de 20h apresentando noções básicas de metodologias aplicadas à pesquisa científica em computação, juntamente com ferramentas de apoio. Além disso, alguns tutoriais abordam tópicos complementares e um ciclo de seminários apresentam tópicos de pesquisa em Computação.

1 Ao final do evento, todas as atividades ficarão disponíveis permanentemente no Canal YouTube do IC-UFF, onde poderão ser assistidas pelos interessados, sem certificados de participação.

2 Todos os inscritos que participarem do Curso de Metodologia e executarem todas as tarefas propostas de forma adequada receberão um certificado de participação.

3 Serão gerados certificados individuais para cada um dos Tutoriais e Minicursos para os participantes que executarem todas as tarefas propostas, com a carga horária prevista para cada uma dessas atividades.

4 Alunos regulares ou avulsos do PPGC/UFF que, além da participação no Curso de Metodologia, comprovarem a participação em outras atividades totalizando no mínimo 15h, poderão solicitar dispensa da disciplina "Seminários", que é obrigatória no programa.

5 Para os Seminários não serão emitidos certificados, mas a presença nas atividades será computada, para permitir o cômputo da carga horária, considerando 1h para cada seminário.

Inscreva-se


Curso de Metodologia

Apresentando as noções básicas sobre metodologias aplicadas à pesquisa científica em computação (em aulas pré-gravadas).

Coordenação: José Viterbo, Érica Mourão e Mônica Silva.

Apresentação: Ana Paula Sobral (UFF), Andreia Malucelli (PUCPR), Bruno Lopes(UFF), Clodis Boscarioli (Unioeste), Cristiano Maciel (UFMT), Érica Mourão (PPGC-UFF), Igor Coelho (UFF), José Viterbo (UFF), Luciana Salgado (UFF), Roberto Pereira (UFPR), Renata Araujo (Mackenzie), Sabrina Bourscheid Sassi (UFMT), Sheila Reinehr (PUCPR) e Troy Kohwalter (UFF).

Ver mais

Tutoriais

Apresentando ferramentas úteis nas diversas etapas da condução da pesquisa (em aulas pré-gravadas).

Coordenação: José Viterbo, Edilson Pinheiro e Érica Mourão.

  • Introdução ao Python - MSc. Heleno Campos e prof. Leonardo Murta
  • VOS Viewer - Uma ferramenta para análise bibliométrica - MSc. Carlos de Albuquerque e BSc. Pedro Alfradique
  • Revisão Sistemática da Literatura com Parsifal - MSc. Mônica Silva
  • Análise Exploratória de Dados com Python - MSc. Leandro Botelho
  • Controle de Versão de Software com GIT - MSc. Henrique Linhares
  • Escrita de Artigos com Latex e Overleaf - MSc. Jéssica Soares

Ver mais

Seminários

Discutindo temas de interesse para os mestrandos e doutorandos do PPGC (online via YouTube).

Coordenação: José Viterbo, Igor Garcia e Mônica Silva.

  • O Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF. Apresentação: Alexandre Plastino
  • Big Data e Analytics - Cases de Sucesso Blueshift. Apresentação: André Souza
  • Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Apresentação: Luiz Satoro
  • Design Thinking - O que é e porque precisamos dele. Apresentação: Daniela Trevisan
  • Reflexões éticas no uso da gamificação. Apresentação: Michelle Tizuka
  • Aplicações petrofísicas para a indústria. Apresentação: André Brabo e Ricardo Leiderman
  • Optimization models in sports scheduling and applications. Apresentação: Celso Ribeiro

Ver mais

Minicursos


Python para quem está começando

Abrange um conjunto de 10 módulos, distribuídos ao longo de 2 semanas, em que são oferecidas noções básicas sobre programação utilizando a linguagem Python. Cada módulo inclui vídeo-aulas pré-gravadas e tarefas que deverão ser executadas. O curso é indicado para alunos que (1) têm pouca ou nenhuma experiência com programação, (2) que já sabem programar em outras linguagens mas querem conhecer Python ou (3) que não programam há muito tempo e querem refrescar seus conhecimentos básicos de programação.



Livrando-se do desconforto na realidade virtual

Para se atingir a realidade virtual imersiva, utiliza-se monitores do tipo head-mounted display (HMDs). Esses dispositivos geralmente consistem em visores eletrônicos e lentes fixadas sobre a cabeça, onde o visor e as lentes estão voltados para os olhos do usuário. Infelizmente, os HMDs estão fortemente relacionados a manifestações frequentes de desconforto. Dentre as possíveis manifestações, a cibersickness (CS) merece atenção especial por ser a mais frequente e geralmente associada a longas exposições a HMDs. Este mini curso visa abordar teorias e fundamentos sobre a manifestação do cybersickness. Além disto, serão apresentadas algumas das estratégias mais utilizadas e possíveis aplicações que contornam tal problema.


Ambientes multissensoriais aplicados à saúde

A incorporação de efeitos sensoriais às aplicações multimídia tradicionais possibilita estimular outros sentidos humanos, alem da visão e audição. Além disso, este novo tipo de aplicação permite a construção de ambientes multissensoriais que podem ser utilizados para aplicações em saúde, por exemplo, estimulando múltiplos sentidos de pacientes por meio de novos tipos de terapia ou treinamento cognitivo. O minicurso apresenta e discute características de aplicações com múltiplos efeitos sensoriais, destacando possibilidades de sua utilização na área da saúde.

Ciência de Dados com Reprodutibilidade usando Jupyter

O objetivo deste curso é apresentar o Jupyter com reprodutibilidade para a realização de projetos em Ciência de Dados. O conteúdo é voltado para estudantes e profissionais com alguma experiência em programação. Primeiramente são apresentados o Jupyter e seu uso geral para desenvolver soluções para Ciência de Dados. Em seguida, são apresentados tópicos avançados do Jupyter, abordando maneiras de promover a ciência aberta. Para concluir, o curso apresenta uma visão geral de Ciência de Dados com Jupyter Notebooks combinando conceitos e fundamentos teóricos com exemplos práticos e dados do mundo real.

Ver mais

Workshops

Serão realizados 5 workshops como parte da Escola de Inverno 2021



Inscrições

Curso de Metodologia

Os 10 módulos do Curso de Metodologia são pré-gravados. Os inscritos serão incluídos em uma turma do Google Classroom, onde para cada módulo, estarão disponibilizados o vídeo que deverá ser assistido e as tarefas que deInverno ser executadas, com uma indicação de horário mais adequado. Receberão certificado de participação aqueles que entregarem todas as tarefas propostas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de agosto, através do link indicado abaixo.

Tutoriais e Minicursos

Os Tutoriais e Minicursos podem ser pré-gravados ou ao vivo. Os inscritos em cada evento receberão um e-mail com links para o vídeo que deverá ser assistido e formulários que indicam tarefas para ser executadas. Receberão certificado de participação aqueles que entregarem todas as tarefas propostas de forma correta. As inscrições podem ser realizadas até 3 dias antes de cada atividade, através do link indicado abaixo.

Seminários

Para assistir aos Seminários, não é necessário fazer inscrição prévia, pois esses eventos serão transmitidos exclusivamente através do YouTube, nos links indicados , com acesso público. Durante a apresentação, serão indicados links para confirmação de presença, para os alunos do PPGC que quiserem pleitear a dispensa na disciplina "Seminários".

Workshops

Visite a página do II Workshop de Inteligência Artificial da UFF, do II WCloud-HPC, do V Workshop do Laboratório MídiaCom, do I Workshop de Governo Digital ou do I Workshop de Algoritmos e Otimização para verificar a programação detalhada de cada evento e saber se é necessário fazer inscrição.


Inscreva-se



Programação

De 16 de agosto a 30 de setembro de 2021

O evento tem duração de sete semanas e prevê a realização de um curso de metodologia, tutoriais e seminários e dois workshops.

Clique no nome de cada atividade para saber mais detalhes.

Semana 1
Horário
16/08 (segunda)
17/08 (terça)
18/08 (quarta)
19/08 (quinta)
20/08 (sexta)
14:00
18:00

Minicurso - Python para quem está começando

18:00
19:00
Seminário 1: O Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF
Seminário 2: Big Data e Analytics - Cases de Sucesso Blueshift
Seminário 3: Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Seminário 4: Design Thinking - O que é e porque precisamos dele
Seminário 5: Matemática discreta e inteligência artificial
Semana 2
Horário
23/08 (segunda)
24/08 (terça)
25/08 (quarta)
26/08 (quinta)
27/08 (sexta)
08:00
12:00

Curso de Metodologia

14:00
18:00

Minicurso - Python para quem está começando

18:00
19:00
Seminário 6: A ser definido
Seminário 7: The Efficient Enterprise: Como RPA e IA revolucionarão os negócios no século 21?
Seminário 8: Reflexões éticas no uso da gamificação.
Seminário 9: Aplicações petrofísicas para a indústria
Seminário 10: A arte de se fazer entender: IA explicável para impacto social positivo
Semana 3
Horário
30/08 (segunda)
31/08 (terça)
01/09 (quarta)
02/09 (quinta)
03/09 (sexta)
08:00
12:00

Curso de Metodologia

14:00
18:00
---
Livrando-se do desconforto na realidade virtual
18:00
19:00
Seminário 11: Optimization models in sports scheduling and applications
Seminário 12: AI for good
Seminário 13: STE(A)M e gênero: fomentando equidade nas carreiras
Seminário 14: Ondas de IHC - Rumo a uma Computação centrada no Humano
Seminário 15: Gerência de dados para o bem-estar social
Semana 4
Horário
06/09 (segunda)
07/09 (terça)
08/09 (quarta)
09/09 (quinta)
10/09 (sexta)
14:00
16:00

Feriado


Feriado

Tutorial 1: VOS Viewer - Uma ferramenta para análise bibliométrica
Tutorial 2: Gestão de Projetos de Pesquisa com Trello
Tutorial 3: Revisão Sistemática da Literatura com Parsifal
Semana 5
Horário
13/09 (segunda)
14/09 (terça)
15/09 (quarta)
16/09 (quinta)
17/09 (sexta)
14:00
16:00
Tutorial 4: Controle de Versão de Software com GIT
Tutorial 5: Análise Exploratória de Dados com Python
Tutorial 6: Escrita de artigos com Latex e Overleaf

II WCloud

Semana 6
Horário
20/09 (segunda)
21/09 (terça)
22/09 (quarta)
23/09 (quinta)
24/09 (sexta)
14:00
19:00

V Workshop do Laboratório MídiaCom


II Workshop de Inteligência Artificial da UFF

Semana 7
Horário
27/09 (segunda)
28/09 (terça)
29/09 (quarta)
30/09 (quinta)
14:00
18:00

Minicurso - Ciência de Dados com Reprodutibilidade usando Jupyter

09:00
19:00

I Workshop de Governo Digital da UFF


I Workshop de Algoritmos e Otimização da UFF




Campus-Sede:
Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n
CEP 24210-310 - Niterói

Fone: +55 21 2629-2960

Desenvolvido por José Viterbo e Igor Garcia