Programação

De 10 a 14 de agosto de 2020

A programação tem duração de cinco dias e prevê a realização de 5 painéis.


Painel 1

Excelência em Pesquisa em Computação

Resumo

Neste painel, os coordenadores de pós-graduação Artur Ziviani (LNCC), Célio Albuquerque (UFF) e Luciana Buriol (UFRGS) conversam e compartilham a visão de excelência em pesquisa em computação na pós-graduação brasileira, quais ações seus programas executam e quais são os desafios para atingir este objetivo.

Mediadora: Débora Saade (UFF). Painelistas: Artur Ziviani (LNCC), Celio Albuquerque (UFF) e Luciana Salete Buriol (UFRGS)

Bios

Artur Ziviani é Tecnologista Sênior do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do MCTIC. É membro do grupo de pesquisa DEXL (Data Extreme Lab) e atual Coordenador da Pós-Graduação Multidisciplinar em Modelagem Computacional do LNCC. É Engenheiro Eletrônico pela Escola Politécnica da UFRJ, Mestre em Engenharia Elétrica (com ênfase em Teleinformática) pela COPPE/UFRJ e Doutor em Ciência da Computação pela Université Paris VI, Sorbonne Universités, França. Foi pesquisador visitante do INRIA, França, por 5 meses entre 2008 e 2009. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível PQ-1D), Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e atua como membro do Corpo Editorial dos periódicos internacionais IEEE Communications Surveys & Tutorials e Computer Networks (Elsevier). Atualmente é também coordenador do Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon) da RNP. Seus interesses atuais de pesquisa incluem caracterização, modelagem e análise de redes computacionais, bem como ciência de redes, ciência de dados, aprendizado de máquina, e suas aplicações em contextos interdisciplinares. É sócio da SBC, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) (2013-2017) e membro Sênior da ACM e IEEE. Referência: http://www.lncc.br/~ziviani


Célio Albuquerque possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ em 1993 e mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE em 1995. Trabalhou como Engenheiro de Telecomunicações da EMBRATEL entre 1994 e 1995. Concluiu doutorado em Information and Computer Science pela University of California, Irvine (UCI) em 2000. É Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF. Foi Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação no âmbito do consórcio CEDERJ/UAB de 2010 a 2014. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atuou como Diretor-Executivo do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) e participou do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). É um dos coordenadores o Laboratório MídiaCom de Pesquisas em Comunicação de Dados Multimídia (http://www.midiacom.uff.br). Leciona disciplinas de Redes de Computadores, Redes Multimídia e Computação Móvel e realiza pesquisas na área de Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes sem fio e Redes de distribuição de conteúdo.


Débora Saade possui graduação em Engenharia de Computação (1992), mestrado em Informática (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desde 2002, é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações até maio de 2009 e desde então faz parte do corpo docente do Instituto de Computação. É bolsista de produtividade DT nível 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) de 2009-2011pela FAPERJ. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Computação da UFF, avaliado com conceito 6 pela CAPES, e também foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação da UFF de 2014 a 2019. Fundou o Laboratório MídiaCom na UFF em 2003 com foco em pesquisas em redes de computadores e sistemas multimídia (www.midiacom.uff.br) e desde então é uma das coordenadoras do laboratório. É membro do Módulo Técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital. Suas áreas de interesse são sistemas multimídia, hipermídia e mulsemídia, redes de computadores, redes sem fio, redes elétricas inteligentes, Internet das Coisas, televisão digital interativa e computação aplicada à saúde. Participou do desenvolvimento da linguagem NCL - Nested Context Language - adotada como padrão ABNT NBR 15606-2 no middleware GINGA do Sistema Brasileiro de TV Digital e como recomendação internacional do ITU-T H.761 para serviços IPTV.


Luciana Salete Buriol possui graduação em Informática-Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1998), mestrado (2000) e doutorado (2003) pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP, com doutorado sanduiche de 15 meses no Departamento de Algoritmos e Otimização da AT&T Labs, USA. Possui pós-doutorado pela Universidade de Roma La Sapienza, Itália, onde trabalhou em 2004 e 2005 junto ao grupo de Algoritmos do Instituto de Informática daquela instituição. Desde 2006 é professora do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas áreas de pesquisa operacional e algoritmos. Foi Presidente da ALIO - Asociación Latino-Iberoamericana de Investigación Operativa na gestão 2012-2014, e Vice-Presidente da IFORS - International Federation of Operational Research Societies, na gestão 2016-2018. Desde janeiro/19 é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação do INF/UFRGS. No período dez/19-fev/20 participou de pesquisas no grupo Middle-Mile Planning, Research and Optimization Sciences da Amazon, Seattle/USA, como parte do programa "Amazon Scholar"


AGENDA

Segunda-Feira (10/08) 18:00 - 20:00 Online - ao vivo pelo Youtube

Inscrições encerradas
Assista ao vivo pelo YouTube

Painel 2

A Inovação em Computação Aplicada à Indústria

Resumo

Inteligência Artificial - Mercado, oportunidades, tendências e muitas coisas mais...

Mediador: Esteban Clua (UFF). Painelistas: Marcelo Sales (CyberLabs) e Pedro Mário Cruz e Silva (NVIDIA)

Bios

Esteban Clua é professor da Universidade Federal Fluminense, PQ2 e coordenador geral do UFF Medialab, cientista do Nosso Estado em 2019, pela FAPERJ, jovem cientista do nosso Estado em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs e visualização. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), tendo sido presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC entre 2010 e 2014. Atualmente é o representante para o Brasil do Technical Committee de Entretenimento Digital da International Federation of Information Processing (IFIP) e membro honorário do conselho diretivo da Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvimento de Games). Em 2015 foi nomeado NVIDIA CUDA Fellow. Em 2007 recebeu o prêmio da ABRAGAMES como o maior contribuidor da academia para a indústria de jogos digitais no Brasil. Esteban é membro do comitê de programa das mais importantes conferencias na área de entretenimento digital. Esteban é do conselho de inovação da Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, membro da comissão permanente do Rio Criativo, Membro do Fórum permanente de Inovação e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.


Marcelo Sales é Engenheiro de Computação pela PUC-Rio, fundou a nTime Mobile Solutions, hoje Movile, unicórnio brasileiro por trás de iFood, Sympla e Playkids. Foi premiado Empreendedor do Ano 2010 pela Endeavor e Empreendedor do Ano 2012 pela Ernst & Young, fundou a aceleradora carioca 21212 (que, entre outras, acelerou a ZeroPaper, MaxMilhas e PebMed). Marcelo Sales é Co-Fundador e CEO da CyberLabs, startup carioca cuja missão é dar aos brasileiros poderes super-humanos, através da inteligência artificial.


Pedro Mário Cruz e Silva é Bacharel em Matemática (1995) e Mestre em Matemática Aplicada e Otimização (1998) pela UFPE, Doutor em Computação Gráfica pela PUC-Rio (2004). Trabalhou por 15 anos no Instituto Tecgraf/PUC-Rio onde criou o Grupo de Geofísica Computacional, durante este período liderou diversos projetos de Desenvolvimento de Software, bem como projetos de Pesquisa na área de Geofísica. Finalizou o MBA em Gestão Empresarial na FGV-Rio. Atualmente é o Gerente de Arquitetura de Soluções da NVIDIA para América Latina.


AGENDA

Terça-Feira (11/08) 18:00 - 20:00 Online

Inscrições encerradas
Assista ao vivo pelo YouTube

Painelistas

Painel 3

Desafios da Computação no Cenário de Cidades Inteligentes

Resumo

Uma Cidade Inteligente (Smart City) é geralmente definida como um ambiente com infraestrutura física com foco em propor soluções diversos desafios, dentre eles incluem melhoria do ambiente de convivência, aumento de qualidade de vida, segurança, mobilidade, acesso digital, identificação e correção de problemas sociais, dentre outros. As cidades inteligentes buscam abordar tais desafios de forma mais eficiente, fazendo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assim, no cenário em que cada vez mais a população mundial vive em cidades além de amplo desenvolvimento tecnológico vivenciado mundialmente nos últimos anos, cada vez mais são gerados dados e informações. O objetivo deste painel é discutir quais os desafios para a computação para desenvolver novas soluções para as cidades inteligentes, considerando questões de eficácia e sustentabilidade nas cidades.

Mediadora: Flavia Bernardini (UFF). Painelistas: Flávia Delicato (UFF), Luis Satoru (UFF) e Thais Batista (UFRN)

Bios

Flavia Bernardini possui graduação (UNESP – 1999), mestrado e doutorado (USP – 2002 e 2006) em Ciência da Computação. É professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É uma das coordenadoras do Núcleo de Análise de Dados para a Cidadania (D4Ctz), e atua como colaboradora no ADDLabs e no LabESI. Tem experiência na coordenação e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento desde 2007, envolvendo principalmente o desenvolvimento de sistemas que utilizam Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para diversos problemas em diferentes domínios de aplicação. Na última década, tem voltado seus interesses para a temática de Cidades Inteligentes. Em todo esse contexto, possui diversos trabalhos publicados, com diversas orientações de graduação, mestrado e doutorado concluídas e em andamento. Participa como pesquisadora colabora da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.


Flávia Delicato é professora associada do IC-UFF. Seus principais interesses de pesquisa são middleware para Edge/Fog Computing e Internet das Coisas, redes de sensores sem fio, sistemas inteligentes e adaptativos, virtualização de sensores, e engenharia de software aplicada à sistemas ciberfísicos. Ela possui 2 livros e mais de 180 artigos publicados. Tem coordenado e participado de projetos de P&D financiados por empresas como EMC, Dell e Petrobras. Além disso, sua pesquisa tem recebido financiamento de agências de fomento brasileiras e internacionais, incluindo CNPq, RNP, FAPESP, FAPERJ, CENPES, MCT, Fundacion Carolina e The Australian Agency for International Development (AusAID). Tem atuado como Coordenadora Geral e de Programa em várias conferências nacionais e internacionais. É bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D do CNPq, e de 2012 a 2019 foi Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Atua como revisora de mais de 30 revistas internacionais e como membro de comitês de programas de várias conferências nacionais e internacionais. Atualmente, é membro do Corpo Editorial de vários periódicos internacionais, como Ad hoc Networks, ACM Computer Surveys, IEEE Transactions on Service Computing e IEEE Open Journal of the Communications Society. Desde 2017 é membro do Comitê Técnico da IEEE em Smart World (Technical Committee on Smart World - SWTC - https://cis.ieee.org/technical-committees/smart-world-technical-committee/smart-world-members).


Luis Satoru é Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE Sistemas/UFRJ. Atualmente é Professor Titular no IC-UFF, Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminensen (UFF) e Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq. Algumas das funções atuais incluem: Editor associado da revista Pesquisa Operacional da SOBRAPO e da Revista Electrônica del Instituto Chileno de Investigación Operativa ICHIO; Consultor Ad Hoc dos seguintes órgãos de fomento: CNPq, CAPES, FAPERJ-RJ, FAPESP-SP, FAPEMIG-MG, FACEPE-PE, FAPEAL-AL, FAPERN-RN, FUNCAP-CE, FAPESB-BA, FINEP, FONCYT (Argentina) todos na área de Computação. Orientador de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado no IC/UFF e na COPPE/UFRJ (como orientador externo); Supervisor de Pós-Doutorandos no IC/UFF; Membro de diversos Comitês de Programas/Científico de eventos nacionais e internacionais anualmente. Desde 2008 recebe Grant associado ao Prêmio "Cientista do Estado do Rio de Janeiro" concedido pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) (Grant:2009-2011; 2012-2014; e 2015-2017; 2018-2020). Já coordenou diversos Projetos de Pesquisa com apoio de órgãos de fomento como: CAPES, CNPq, FINEP, FAPERJ, CAPES-COFECUB (Brasil-França), Comunidade Européia. Atualmente faz parte do Comitê Gestor do HUB RIO (Centro de Excelência em Transformação Digital & Inteligência Artificial do Estado do Rio). Atua em áreas de pesquisa que incluem: Inteligência Computacional; Otimização, Pesquisa Operacional, Processamento de Alto Desempenho e Mineração de Dados.


Thais Batista é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atua desde 1996. Thais é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Realizou doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2000), pós-doutorado na Universidade de Lancaster - UK (2004-2005) e Estágio Sênior na mesma Universidade, no período 2013-2014. Atualmente é do Comitê Assessor de Ciência da Computação (CA-CC) do CNPq. Atualmente participa do projeto Smart Metropolis, no contexto de desenvolvimentos para Cidades Inteligentes. Suas áreas de interesse incluem Arquitetura de Software e Sistemas Distribuídos, com foco nos seguintes temas: Middleware, Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT) e Desenvolvimento para Cidades Inteligentes. Tem mais de 200 artigos publicados e orientações concluídas de 10 teses de doutorado e 30 dissertações de mestrado.


AGENDA

Quarta-Feira (12/08) 18:00 - 20:00 Online

Inscrições encerradas
Assista ao vivo pelo YouTube

Painel 4

Aplicações e Desafios de Pesquisa na Computação em Nuvem e Alto Desempenho

Resumo

Aplicações estratégicas para o país, como as da área de petróleo, meteorologia e biologia, dependem de computação de alto desempenho (High Performance Computing – HPC) para processar grandes quantidades de dados. Nuvens computacionais têm surgido como uma alternativa de baixo custo para HPC, oferecendo um conjunto de recursos virtualizados que podem ser rapidamente provisionados e dinamicamente escalonáveis. Este painel discutirá os principais desafios para superar dificuldades que o uso desta plataforma impõe para a minimização do tempo de execução e custos financeiros, respeitando também acordos de nível de serviço.

Mediadora: Lúcia Drummond (UFF). Painelistas: Alba Cristina Melo (UnB) e Philippe Navaux (UFRGS)

Bios

Lúcia Drummond graduou-se no Bacharelado em Matemática modalidade Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1987, concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1990, quando participou da equipe de desenvolvimento do primeiro computador paralelo da Coppe. Realizou o doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994, tendo o principal artigo da sua tese obtido um Prêmio de estímulo à pesquisa concedido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Compaq Computer Brasil realizado pela Academia Brasileira de Ciências. Em 2000 recebeu o Prêmio de Jovem Cientista do Estado concedido pela FAPERJ. Ingressou na Universidade Federal Fluminense em 1989, participando do projeto de criação da pós-graduação no Departamento de Ciência da Computação. Atualmente é Professora Titular, atuando nas graduações presenciais e à distância, e no programa de pós-graduação, orientando alunos de mestrado e doutorado. É Pesquisadora Nível 1 do CNPq, possuindo mais de 100 publicações em periódicos e anais de conferências nacionais e internacionais. No momento, também, é coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense.


Alba Cristina Melo possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciência da Computação pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Brasília e IEEE Senior Member. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformatics, high performance computing, distributed shared memory, cloud computing, memory consistency models, cluster computing, GPUs e FPGAs.


Philippe Navaux possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRGS(1970), especialização em Engenharia Nuclear pela UFRGS(1970), mestrado em Física Aplicada pela UFRGS (1973) e doutorado em Informática pelo Institut National Polytechnique de Grenoble(1979). Foi Coordenador da Área da Computação do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pesquisador 1 do CNPq, Consultor da Capes, do CNPq, da FINEP, da FAPERJ, da FAPESP, da FACEPE, da FAPEMIG, Avaliador do DoE (USA), e da ANR (FR), membro Scientific Board -do projeto Visionair da Comunidade Européia, Membro de corpo editorial do periódico Parallel Computing, e de outros periódicos. Membro do Conselho e da Diretoria - Vice-Presidente do Centro de Integração Empresa Escola do RS, Membro do Conselho do Fundação Luiz Englert. Área de atuação em Arquitetura de Computadores, Processamento Paralelo e Avaliação de Desempenho. Orientou cerca de 100 alunos de mestrado e doutorado e publicou mais de 400 artigos em periódicos e conferências.


AGENDA

Quinta-Feira (13/08) 18:00 - 20:00 Online

Inscrições encerradas
Assista ao vivo pelo YouTube

Painel 5

A Computação e a pesquisa aplicada no Combate ao COVID

Resumo

Nada tem mobilizado tanto nossas vidas como o surgimento da Pandemia do Novo Coronavirus. Nunca os recursos computacionais e a Internet se mostraram tão imprescindíveis para tornar a vida de todos nós menos estressante, mais aceitável e até mesmo possível, fase as novas regras de isolamento social e trabalho remoto. Mas a Computação pode fazer muito mais que isso: pode inclusive se apresentar como uma arma no combate direto a Covid-19. Suas possibilidades crescem com uma rapidez e amplitude que antes da pandemia qualquer hipótese de previsão nunca chegaria a vislumbrar, nem quando feita pelas mentes mais brilhantes e criativas. Este painel discutirá alguns destes enfrentamentos reais e diretos que já ocorrem e oportunidades futuras no combate ao grande inimigo global.

Mediadora: Aura Conci (UFF). Painelistas: Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes (UFF), Fabio Porto (LNCC) e Paula Cristina dos Santos (USP)

Bios

Aura Conci tem trabalhado em Métodos Numéricos e Computação Visual, "serious game" e hápticos em RV e RA. Tem coordenado e participados de diversos projetos, como a edição anterior e atual do INCT-MACC, Print, Pronex, Erasmus+, Universal, CNE. Foi palestrante convidado em diversos eventos e instituições, como U.T. Vienna, U. Sarajevo, CDM (U. York), Shandong U. (China) entre outros. Tem cooperações com Canadá, China, Colômbia, Cuba, Espanha, EAU, Equador, Eslováquia, França e Romênia e parcerias nacionais com pesquisadores da UFPE, UFMA e UFMT além de outros deps. da UFF como Radiologia e Endocrinologia.


Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes é professora de Radiologia na Universidade Federal Fluminense - UFF, chefe do Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Antônio Pedro - HUAP, médica radiologista atuando em tomografia computadorizada e ressonância magnética, desenvolve atualmente trabalhos com estudo da pneumopatia na COVID-19 em tomografia computadorizada, ultrassonografia e raios-X de tórax no diagnóstico e seguimento no HUAP e em diversas clínicas e hospitais particulares como HCN, e Pro Echo.


Fabio Porto é Pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica desde 2009, foi pesquisador senior da Ecole Polytechnique Federal de Lausanne (2004-2008). Doutor em Informática pela PUC/RJ (2001), com período sanduíche no INRIA-Rocquencourt. Tem como interesse de pesquisa a gerência e análise de Big Data, Modelos de Aprendizagem, e representação formal de dados e do conhecimento. É membro da ACM e SBC, Fundador do Laboratório Data Extreme Lab (Dexl.lncc.br) do qual é coordenador e da start-up DBS2.


Paula Cristina dos Santos possui pós-doutoramento em Modelos Comportamentais, PhD em Ciências - Neurofisiologia, é graduada em fonoaudiologia e informática biomédica títulos obtidos pela USP/RP e graduanda em Matemática pela Estácio de Sá. Atualmente é CEO na empresa Beevi, pesquisadora Sênior na Universidade de São Paulo e criadora do projeto Marie para diagnóstico de COVID-19. Nas horas livres se dedica ao salto de paraquedas, bungy jump e piano.


AGENDA

Sexta-Feira (14/08) 18:00 - 20:00 Online

Inscrições encerradas
Assista ao vivo pelo YouTube



Inscrições

Painéis

Para assistir aos painéis, não é necessário fazer inscrição prévia, pois esses eventos serão transmitidos exclusivamente através do YouTube, nos links indicados acima, com acesso público.

Curso de Metodologia e Tutoriais

Os módulos do Curso de Metodologia e os Tutoriais serão transmitidos tanto pelo Zoom, somente para os inscritos, quanto publicamente pelo YouTube. Os interessados em receber certificado de participação devem assistir pelo Zoom, se inscrevendo com antecedência, pois o número de vagas é limitado. As inscrições podem ser realizadas entre os dia 03 e 08 de agosto, através do link indicado abaixo.

*Após realizar a sua inscrição, aguarde a confirmação por e-mail que será enviada até o dia 9 de agosto.

Inscrições encerradas
Assista ao vivo pelo YouTube




Local

 

A Escola de Inverno do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF - 2020 será realizada ONLINE do dia 10 a 14 de agosto de 2020.

Canal de YouTube do IC-UFF



Campus-Sede:
Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n
CEP 24210-310 - Niterói

Fone: +55 21 2629-2960

Desenvolvido por José Viterbo e Igor Garcia