Sobre a Escola de Inverno do PPGC/UFF

A Escola de Inverno do PPGC/UFF tem como principal objetivo oferecer aos alunos de nosso programa minicursos sobre tecnologias, ferramentas, métodos ou processos que possam contribuir para o desenvolvimento de suas pesquisas de mestrado ou doutorado, nas diversas áreas de concentração. Nesta edição destaca-se um curso de 20h apresentando noções básicas de metodologias aplicadas à pesquisa científica em computação. juntamente com ferramentas de apoio. Além disso, outros três minicursos e dois seminários abordam tópicos diversos.

1 Todas as palestras serão transmitidas ao vivo e suas gravações ficarão disponíveis permanentemente no Canal YouTube do IC-UFF, onde poderão ser assistidas por todos os interessados, sem certificados de participação.

2 Todos os participantes inscritos e que acompanharem o Curso de Metodologia de forma online na sala do Zoom com frequência de no mínimo 75% (tolerância de 5 faltas) receberão certificados de participação.

3 Participantes inscritos que sejam alunos regulares ou avulsos do PPGC/UFF e acompanharem online pelo Zoom o Curso de Metodologia (com 100% de frequência) e mais 2 Tutoriais serão dispensados de cursar a disciplina "Seminários", que é obrigatória no programa.

4 Serão gerados certificados individuais para cada um dos Tutoriais acompanhados também via Zoom.

5 Não serão emitidos certificados para os Painéis, que serão transmitidos exclusivamente pelo YouTube.

Inscrições encerradas. Assista ao vivo pelo YouTube

Curso de Metodologia

Apresentando noções básicas sobre metodologias aplicadas à pesquisa científica em computação.

Coordenação: Bruno Lopes (UFF), Clodis Boscarioli (Unioeste), Cristiano Maciel (UFMT), José Viterbo (UFF) e Roberto Pereira (UFPR).

Apresentação: Alane Marie de Lima (UFPR), Ana Paula Sobral (UFF), Andreia Malucelli (PUCPR), Clodis Boscarioli (Unioeste), Cristiano Maciel (UFMT), Érica Mourão (PPGC-UFF), Flávia Santoro (UERJ), Guilherme Galante (Unioeste), Igor Coelho (UFF), José Viterbo (UFF), Luciana Salgado (UFF), Marcia R. Kaminski (Unioeste), Marcos Sunye (UFPR), Roberto Pereira (UFPR), Renata Araujo (Mackenzie), Sabrina Bourscheid Sassi (UFMT), Tânia Pinheiro (UFC) e Troy Kohwalter (UFF).

Tutoriais

• Gestão de Projetos de Pesquisa com Trello - MSc. Jane Volotão
  • Revisão Sistemática da Literatura com Parsifal - MSc. Mônica Silva
  • Execução de Experimentos na Nuvem - Eng. Igor Garcia
  • Análise Exploratória de Dados com Python - MSc. Leandro Botelho
  • Visualização e Interpretação de Dados com Python - MSc. Raíssa Barcellos
  • Controle de Versão de Software com GIT - MSc. Henrique Linhares
  • Workflow Científico - MSc. Maria Luiza Falci
  • Escrita de Artigos com Latex e Overleaf - MSc. Jéssica Soares

Painéis

• Excelência em Pesquisa em Computação. Mediação: Débora Saade (UFF). Painelistas: Artur Ziviani (LNCC), Celio Albuquerque (UFF) e Luciana Salete Buriol (UFRGS).
  • A Inovação em Computação Aplicada à Indústria. Mediação: Esteban Clua (UFF). Painelistas: Marcelo Sales (CyberLabs) e Pedro Mário Cruz e Silva (NVIDIA).
  • Desafios da Computação no Cenário de Cidades Inteligentes. Mediação: Flavia Bernardini (UFF). Painelistas: Flávia Delicato (UFF), Luis Satoru (UFF) e Thais Batista (UFRN).
  • Aplicações e Desafios de Pesquisa na Computação em Nuvem e Alto Desempenho. Mediação: Lúcia Drummond (UFF). Painelistas: Alba Cristina Melo (UnB) e Philippe Navaux (UFRGS).
  • A Computação e a pesquisa aplicada no Combate ao COVID. Mediação: Aura Conci (UFF). Painelistas: Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes (UFF), Fabio Porto (LNCC) e Paula Cristina dos Santos (USP).

De 10 a 14 de agosto de 2020

A programação tem duração de cinco dias e prevê a realização de um curso de metodologia, tutoriais e painéis.

Clique no nome da atividade para saber mais detalhes.

10/08 (segunda-feira)
Painel 4
Painel 5

Painéis

Para assistir aos Painéis, não é necessário fazer inscrição prévia, pois esses eventos serão transmitidos exclusivamente através do YouTube, nos links indicados acima, com acesso público.

Curso de Metodologia e Tutoriais

Os módulos do Curso de Metodologia e os Tutoriais serão transmitidos tanto pelo Zoom, somente para os inscritos, quanto publicamente pelo YouTube. Os interessados em receber certificado de participação devem assistir pelo Zoom, se inscrevendo com antecedência, pois o número de vagas é limitado. As inscrições podem ser realizadas entre os dia 03 e 08 de agosto, através do link indicado abaixo.

*Após realizar a sua inscrição, aguarde a confirmação por e-mail que será enviada até o dia 9 de agosto.

Inscrições encerradas
Assista ao vivo pelo YouTube

Local

A Escola de Inverno do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF - 2020 será realizada ONLINE do dia 10 a 14 de agosto de 2020.

Canal de YouTube do IC-UFF

Campus-Sede: